terça-feira, 17 de março de 2009

Caridade


Muitas vezes vemos Católicos que observam todos os preceitos da nossa Fé, mas quando chega a hora da caridade material, diz que este é um problema para o governo. Os sermões de São Leão Magno, nos ajudam a refletir.


Porque devemos ser caridosos?: "Aquele que distribuir os bens temporais, torna-se herdeiro dos eternos."

Recebemos algum beneficio pela Caridade prestada?: "qualquer culpa contraída durante a permanência terrestre é apagada pelas esmolas."

Quanto devemos dar?: "ninguém se obrigue a dar além de sua possibilidade. Que cada um seja juiz equilibrado entre si e os pobres."

Quanto maior a doação, maior será a alegria de Deus?: "a generosidade dos fiéis não é medida pelo peso do dom, mas pela intensidade da boa vontade."

Sou um bom Cristão, embora não seja caridoso: "embora alguém possa ser fiel, casto, sóbrio e dotado de outras insígnias mais importantes, se entretanto não for misericordioso, não merece misericórdia."

Não ser caridoso é pecado?: "Sabendo, porém, que Deus pode ser negado não só por palavras como também por atos, o demônio destruiu o amor naqueles nos quais ele não pôde anular a fé; e, uma vez ocupado o campo do seu coração pelas raízes da avareza, privou do fruto das obras aqueles que não pôde privar da proclamação da fé."

A ganância dos ricos é justificada?: "se, por suas riquezas nenhum pobre é socorrido, nenhum doente reconfortado...Desta forma, os ricos são mais miseráveis do que todos os miseráveis...ricos de bens temporais, pobres dos bens eternos."

Devo ajudar somente quando me pedem ajuda?: "existem aqueles que coram ao solicitar publicamente aquilo de que precisam...É preciso pois, percebê-los e satisfazer suas necessidades ocultas a fim de que eles tenham maior alegria nisto do que com a descoberta de sua pobreza e de seu pudor"

Porque devemos dar as nossas doações para a Igreja distribuir?: "pois é em direção da Igreja que vem todo pessoal necessitado de socorro."

Deus permite que existam pobres e doentes, pois estas foram umas das formas que Ele escolheu para se fazer presente no meio de nós: "para que sua presença não nos pareça faltar ele acomodou de tal forma o mistério de sua humildade e de sua glória que nós podemos alimentá-lo nos pobres, ele que nós adoramos como Rei e Senhor, na majestade do Pai."

Aquele que tem muitos bens materiais, é chamado a dividi-los com os pobres, pois todos os bens foram dados por Deus: "não só temos bens espirituais e dons celestiais porque nos são dados por Deus, como também, as riquezas terrestres e materiais provém de sua própria magnanimidade, de tal modo que, por algum mérito, se poderia perguntar a razão destes bens que ele nos concedeu mais para distribuí-los do que para possuí-los."

Desta forma, no dia do Juízo Final, ricos e pobres serão tratados da mesma forma: "no dia da recompensa não é a medida das riquezas que será julgada, mas a qualidade das intenções."

São Leão Magno ainda nos confirma: "Aquele que alimenta o Cristo presente no pobre, constrói seu tesouro no céu."


São Leão Magno, Rogai por nós!
Todos os textos foram tirados dos seis sermões de São Leão Magno sobre as coletas

Felippe Cremona

Nenhum comentário:

Postar um comentário