terça-feira, 17 de março de 2009

Vida de São Tiago, o Justo


Quem é: "Tiago, primeiro que recebeu do Salvador e dos apóstolos o episcopado da igreja de Jerusalém e ao qual os livros divinos chamam inclusive de irmão de Cristo"

Como foi eleito Bispo de Jerusalem: "depois da ascensão do Salvador, Pedro, Tiago (Maior) e João, mesmo tendo sido os preferidos do Salvador, não tomaram para si esta honra, mas elegeram como bispo de Jerusalém Tiago o Justo."

Aparência: "sobre sua cabeça não passou tesoura nem navalha e tampouco ungiu-se com azeite nem usou do banho."

Como ele adorava ao Senhor: "ali (no Santuario) se encontrava ajoelhado e pedindo perdão por seu povo, tanto que seus joelhos ficaram calejados como os de um camelo, por estar sempre de joelhos adorando a Deus e pedindo perdão para o povo."

Porque do Apelido de "Justo": "Por sua eminente retidão era chamado 'o Justo' e 'Oblías', que em grego quer dizer proteção do povo e justiça, como declaram os profetas acerca dele."


Martírio de Tiago, o Justo

Os Judeus estavam temerosos quanto a Fé em Cristo: "Sendo pois, muitos os que creram, inclusive entre as autoridades , os judeus, escribas e fariseus se alvoroçaram dizendo: todo o povo corre perigo ao esperar o Cristo em Jesus."

Reuniram-se pois ante Tiago e disseram: "Nós te pedimos: retém ao povo, que está em erro a respeito de Jesus, como se ele fosse o Cristo. Pedimo-te que convenças a respeito de Jesus todos os que vierem para o dia da Páscoa, porque a ti todos obedecem. Efetivamente, nós e todo o povo damos testemunho de ti, de que és justo e não te deixas levar pelas pessoas. Tu pois, convence a toda a multidão para que não se engane a respeito do Cristo. Todo o povo e nós mesmos te obedecemos. Ergue-te pois sobre o pináculo do templo para que do alto sejas visível e todo o povo ouça tuas palavras, pois por causa da Páscoa reúnem-se todas as tribos, inclusive com os gentios."

Puseram Tiago em pé sobre o pináculo do templo e disseram-lhe aos gritos: "O tu, o justo!, a quem todos devemos obedecer, posto que o povo anda extraviado atrás de Jesus o crucificado, diga-nos quem é a porta de Jesus."

E ele respondeu com grande voz: "Por que me perguntam sobre o Filho do homem? Ele também está sentado no céu à direita do grande poder e há de vir sobre as nuvens do céu."

Muitos se converteram ao ouvr as palavras de Tiago: "E sendo muitos os que se convenceram completamente e ante o testemunho de Tiago, irromperam em louvores dizendo: 'Hosana ao filho de Davi!'"

Então os mesmos escribas e fariseus novamente disseram uns aos outros: "Fizemos mal em proporcionar tal testemunho a Jesus, mas subamos e lancemo-lo para baixo, para que tenham medo e não creiam nele."

E puseram-se a gritar dizendo: "Oh! Oh! Também o Justo extraviou-se!"

Tiago foi apedrejado: "Subiram pois e lançaram abaixo o Justo. E diziam uns aos outros: "Apedrejemos a Tiago o Justo!" E começaram a apedrejá-lo, porque ao cair não chegou a morrer."

Mas Tiago, virando-se, ajoelhou-se e disse: "Eu te peço Senhor, Deus Pai: Perdoa-os, porque não sabem o que fazem."

Um Sacerdote pede se arrepende do apedrejamento: "E quando estavam assim apedrejando-o, um sacerdote, um dos filhos de Recab, filho dos Recabim, dos quais o profeta Jeremias havia dado testemunho (Jr 35, 2-19) , gritava dizendo: 'Parai, que estais fazendo? O Justo roga por vós!'"

Morre Tiago, o Justo: "E um deles, tecelão, agarrou o bastão com que batia os panos e deu com este na cabeça do Justo, e assim foi que sofreu o martírio."

Eusébio de Cesaréia ainda nos afirma: "os que creram, creram por Tiago."


São Tiago, rogai por nós!
Todos os textos foram tirados de "História Eclesiástica" escrito por Eusébio, Bispo de Cesaréia.

Felippe Cremona

2 comentários:

  1. Muito interessante este Tiago, as palavras de sua epístola são de grande exemplo, ois foram inspiradas pelo Espírito Santo.
    Também sou pró-monarquista brasileiro.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, e rezemos para que, em breve, a Monarquia resgate a honra do nosso país.

    PAX ET BONVM!

    ResponderExcluir