terça-feira, 13 de outubro de 2009

Superioridade dos Anjos


O Anjo é superior ao homem, São Tomás de Aquino explica o porque.

O anjo superava o homem em três aspectos:

Primeiro, pela dignidade de sua natureza, que é puramente espiritual, conforme diz o Salmo: "dos ventos fazes os Teus mensageiros"(103,4). O homem, porém, é de natureza corruptível, como o reconhecia Abrãao: "falarei ao meu Senhor, ainda que eu seja pó e cinza"(Gn 18,27).

Segundo, por sua familiaridade com Deus, pois, sendo seu auxiliar, o anjo Lhe é íntimo, conforme se lê em Daniel: "milhares de milhares O servem, inumeráveis são os que assistem diante d'Dele"(Dn 7,10). Porém, pelo pecado, o homem se fez como que estranho e exilado de Deus, como o confessa o salmista: "fugi para longe e permaneci no deserto"(Sl 54,8). Era conveniente, portanto, que o anjo, que é próximo e familiar ao Rei, fosse reverenciado pelo homem.

Terceiro, o anjo era superior por causa da plenitude do esplendor da graça divina. Com efeito, os anjos participavam da luz divina na suma plenitude, conforme se lê no livro de Jó: "porventura têm número as suas milícias? E sobre quem é que não levanta a sua luz?"(Jó 25,3). Eis porque os anjos sempre aparecem revestidos de luz. Os homens, porém, ainda que participem da luz da graça, fazem-no num grau muito menor e com certa obscuridade.

Texto retirado de "In Salutationem Angelicam Expositio" de São Tomás de Aquino.

Felippe Cremona

Nenhum comentário:

Postar um comentário