quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dom Orani João Tempesta toma posse da arquidiocese do Rio de Janeiro




Em uma missa muito bem celebrada no Domingo(Segundo Domingo da Páscoa 19/04/2009) Dom Orani Tempesta assumiu oficialmente a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no mesmo dia da final da Taça Rio no Maracanã, a Catedral recebeu 10 mil fieis para saudar o seu novo Pastor.

Com algumas das orações conhecidas feitas em Latim, e cantadas pelo belíssimo Coral, como manda a Sacrosanctum Concilium, a celebração foi um ponto de esperança para uma liturgia bem feita, assim como manda Roma.

Dom Lorenzo Baldassarri, Núncio Apostólico, lembrou sempre a beleza e importância da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e que a cidade do Rio de Janeiro é "feita de luz e cor e ao mesmo tempo, de sombras e escuridão".

Dom Eusébio, em seu discurso, fez criticas ao aborto e a retirada dos crucifixos dos prédios do governo "nada de bom pode vir disso". Ele também disse ao seu sucessor que o Bispo é o "Sacramento da Bondade de Deus". Com seu bom humor, ele contou que disse a Nossa Senhora, olhando a replica da Imagem do Círio de Nazaré "mamãe, como a senhora esta bonita!"

No seu discurso, Dom Orani Tempesta agradeceu a todos que estiveram presentes, lembrou as suas origens, e disse ainda que "vem como um Cristão, discípulo de Jesus Cristo, que foi escolhido como Apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos". Disse também que "como Cristão, sabe que toda a terra é sua pátria, e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas por outro lado, sabe que sempre caminha para a pátria definitiva."

Dom Orani Terminou dizendo "Hoje, mas que um bispo que toma posse de sua arquidiocese, é o povo quem toma posse do seu bispo que veio para seguir a todos na alegria. Eis-me aqui!"

Bem, finalmente pude praticar o meu Latim.

Ut omnes unum sint

Felippe Cremona

Nenhum comentário:

Postar um comentário