quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sobre a Salvação fora da Igreja


Muitos católicos tentam afirmar, baseados por um senso de justiça terreno, que basta ser uma pessoa caridosa para alcançar a salvação, a Santa Igreja é apenas uma ajuda neste processo. Vejamos o que a Igreja tem a dizer a respeito em uma carta do Santo Ofício durante o reinado de Pio XII.

"Entre as coisas que a Igreja sempre pregou e nunca deixará de pregar está também a afirmação infalível que nos ensina que 'fora da Igreja não há salvação'.

Este dogma, porém, deve ser entendido no sentido em que a própria Igreja o entende. Com efeito, não é ao juízo privado que nosso Salvador confiou a explicação do que está contido no depósito da fé, mas ao magistério eclesiástico.

Primeiro, a Igreja ensina que nesta matéria se trata de um preceito muito severo de Jesus Cristo. Com efeito, ele impôs aos seus Apóstolos que ensinassem a todas as nações a observarem tudo quanto ele havia mandado. Entre os mandamentos de Cristo não ocupa o último lugar aquele que ordena sermos pelo batismo incorporados ao corpo de Cristo, que é a Igreja, e permanecemos unidos a Cristo e a seu vigário pelo qual ele mesmo governa de modo visível sua Igreja na terra. Por isso, ninguém será salvo se, sabendo que a Igreja foi divinamente instituída por Cristo, todavia não aceita submeter-se à Igreja ou recusa obediência ao Romano Pontífice, vigário de Cristo na terra.

Ora, o salvador não apenas ordenou que todas as nações entrassem na Igreja, mas ainda decidiu que a Igreja seria o meio de salvação sem o qual ninguém poderia entrar no reino celeste."

Renunciando a falsa misericórdia, fiquemos com o que diz a Igreja de forma infalível.


Está e a verdadeira fé Católica, fora da qual ninguém pode ser salvo!

Felippe Cremona